top of page

Você sabe o que é Janeiro Branco?



Janeiro Branco é uma campanha brasileira que passou a ser compreendida como um movimento social, que tem por objetivo construir uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Ela teve seu início em 2014, na cidade de Uberlândia em MG, por psicólogos comprometidos e mobilizados em esclarecer para a sociedade a importância de dialogarmos sobre os cuidados indispensáveis para a saúde mental. O lema da campanha foi: “O mundo pede saúde mental”.

A campanha obteve uma adesão muito grande, não só no Brasil, mas hoje outros países também se dedicam durante todo o mês de janeiro a investir, promover, incentivar e propagar informações através de debates, reflexões e diálogos conscientizando as pessoas sobre os riscos dos danos emocionais quando não cuidados são prejudiciais a nossa saúde mental. Essa compreensão de uma vida emocional de qualidade precisa alcançar a todos. Janeiro Branco deve acontecer de janeiro a janeiro e não apenas no primeiro mês do ano.

A escolha do mês de janeiro ocorreu por ser o inicio de um novo ano, onde encerramos um ciclo para iniciarmos outro. Ele oferece a possibilidade para as pessoas se reconectarem e refletirem o momento de vida atual em que se encontram. O fim de um ano trás junto pendências, perdas, expectativas e objetivos não alcançados, frustrações, decepções, entre outras. O inicio de um novo ano, trás novas perspectivas de um recomeço, de novas oportunidades, novos sonhos e objetivos, uma nova esperança nascendo.

A cor branca é o símbolo da campanha que trás o simbolismo do recomeçar: “uma página em branco onde poderá ser escrita uma nova história”. O início de um novo ciclo mais saudável, mais consciente das emoções, dos relacionamentos, dos sentimentos, da auto-percepção, das expectativas e escolhas.

Este ano de 2023, a campanha completa a sua 10ª edição com o novo lema: “A vida pede Equilíbrio”. Ter equilíbrio emocional é uma questão de sobrevivência. O não cuidado, a não atenção e a negligência com a saúde mental poderá trazer consequências irreparáveis para a nossa existência. Sem equilíbrio emocional podemos desenvolver doenças de saúde física e mental decorrentes do estresse como: a ansiedade, a depressão, fobia, pânico, TOC, entre outras.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde - 2022) quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno de saúde mental, o Brasil está no topo do ranking de países mais ansiosos do mundo, são 18,6 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade, e o quinto com mais pessoas com o quadro de depressão. Com a Pandemia da Covid, essa situação ainda ficou mais grave. Infelizmente muitas pessoas ainda têm tabus, preconceitos, falta de informações, dificuldade para pedirem ajuda e buscarem profissionais especializados no tratamento da saúde Mental como Psicólogos e Psiquiatras.






Por: Daniela Ataides Oliveira (Psicóloga Clínica e Gestalt-Terapeuta – CRP:05/39128)


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page