Criada e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Plataforma Lattes é um sistema on-line que hospeda dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições em um único sistema de informações. O cadastro na plataforma é gratuito e indispensável para quem deseja seguir carreira acadêmica, se matricular em curso de pós-graduação stricto sensu e realizar pesquisas, uma vez que o site é referência nacional para os profissionais de nível superior no Brasil.
É a minha primeira vez na plataforma? Como faço para criar meu Currículo Lattes?
Para cadastrar seu Currículo Lattes na plataforma é bastante simples. Basta seguir os seguintes passos:
1. Acessar o site da Plataforma Lattes. https://lattes.cnpq.br/ 2. Clicar em Cadastrar novo currículo. 3. Preencher os dados básicos de cadastro e criar uma senha. 4. Preencher os dados relativos às informações pessoais. 5. Informar um endereço, que pode ser residencial ou profissional. 6. Informar a formação acadêmica já concluída e a formação acadêmica em andamento. 7. Inserir os dados relativos à empresa ou à instituição onde trabalha. 8. Preencher os dados referentes à área de atuação (Jornalismo, Engenharia, Odontologia, etc.) e às habilidades linguísticas (de acordo com o seu nível de compreensão). 9. Submeter o seu currículo Lattes. Dentro de um prazo de 24 horas, o currículo estará na Plataforma Lattes.
Manter o currículo lattes atualizado é importante, em alguns momentos você poderá se deparar com alguma dúvida. A Psioq recebeu algumas perguntas e vamos ajudar a responder:
Posso colocar um curso que a empresa ofereceu no meu currículo acadêmico?
Sim! Você pode lançá-lo no lattes, em formação complementar.
Participou de um Podcast?
Também pode colocar no lattes, você tem que incluir a informação em atuação profissional.
Se você for o entrevistado, vá em “Produções” – “Produção técnica” – “Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia”, e inclua todas as informações sobre o episódio no qual participou.
As lives pode?
Sim, mas somente se você tiver participado ativamente, como entrevistador ou entrevistado. Vá em: “Produções” – “Produção técnica” – “Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia”. As opções para preenchimento aparecerão na sua tela. então selecione, em “Natureza”, “Outra”, e insira as informações nos espaços. Não de salvar a imagem de divulgação da live para comprovação curricular.
Tradução?
É produção bibliográfica então cadastre os dados do trabalho em: “Produções” – “Produção Bibliográfica” – “Tradução”.
Posso colocar trabalhos voluntários?
Resposta é Simmm! Eles sendo ligado ou não a sua área de atuação, o trabalho voluntário pode contar pontos no currículo. Coloque isso em “Dados gerais”- “Outras informações relevantes”. mencionar o nome da entidade e o período que foi realizado.
Atualiza o facebook, o instagram e/ou o blog de um projeto acadêmico, social ou de temática ligada a sua área de atuação?
Simmmm para todos! Vá em: Produções > Produção Técnica > Redes sociais, websites e blogs.
Grupo de pesquisas?
Sim, no menu “Projetos” selecione a opção “Outros tipos de projeto”: Selecionar a opção “Outros tipos de projeto”; Clicar na opção “Incluir novo item”; Será necessário preencher os dados do projeto nos campos solicitados:
Nome do grupo:
Descrição:
Situação:
Ano de início:
Instituição:
Órgão/Unidade:
Inserir Equipe: I
Instituição parceira:
Quantidade de alunos envolvidos no projeto:
Preencher os campos do projeto conforme o espelho do projeto de pesquisa. Depois de preenchê-los é só salvar e posteriormente enviar as atualizações para o CNPq.
Sua duvida não aparece aqui? Entre em contato conosco!
Referência: http://lattes.cnpq.br
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