top of page

Entenda cada abordagem

Clínica psicanalítica

É uma forma de autoconhecimento e crescimento pessoal, onde o analisando estabelece diálogos construtivos que o ajudam a avançar em áreas da vida que está travado. Conseguindo, ao longo do tempo, mudar os padrões e sua relação interpessoal. A psicanálise é uma das tendências ou ramificações da psicoterapia. E seu funcionamento é comprovado, pelos seguintes motivos:

  1. Ao compartilhar seu problema, o analisando passa a aliviar a carga emocional e o sofrimento, além de se escutar e, poder até encontrar a solução na sua escuta.

  2. A relação entre analisando e analista é de ajuda, de compreensão e apoio.

  3. O processo psicanalítico faz o analisando parar e refletir sobre a própria vida.

  4. O psicoterapeuta traz um outro olhar e perspectiva , ajudando o analisando a ver a sua vida de um modo diferente.

  5. O psicoterapeuta possui, através de sua formação e estudos, teorias psicológicas que ajudam na compreensão do que ocorre com o analisando.

  6. O psicoterapeuta conhece técnicas e métodos de investigação que tornam possível perceber aspectos da personalidade do analisando que seriam inacessíveis a uma observação não treinada.

  7. O psicanalista é um espelho do analisando, que reflete o que ele mesmo diz e intervém quando necessário para ajudá-lo a crescer e evoluir.

  8. Ao estabelecer um ambiente seguro, o analista permite ao analisando pode se sentir à vontade e se abrir para evoluir cada vez mais.

Reprodução: @psicanaliseclinica.com

Terapia Existencial

Para sabermos melhor sobre a abordagem existencialista em psicologia, veremos como funciona a terapia existencial. Antes de mais nada, nesse tipo de tratamento a parceria entre o psicólogo e o paciente é muito importante.

Nessa terapia, eles trabalharão juntos para buscar saber quais os dilemas do paciente. Para que a pessoa possa apropriar-se de seus problemas e enfrentar as suas dificuldades.

Assim, a pessoa é autora da sua história e faz escolhas com mais consciência. Além disso, essa terapia o ajuda a lidar de forma mais saudável com os resultados de suas decisões. Por fim, saber quais são suas possibilidades e seus potenciais, e trabalhar a partir disso.

Abordagem TCC

A atuação clínica da TCC se baseia bastante no questionamento socrático. Na prática, isso significa que o terapeuta vai fazer uma série de perguntas com o objetivo de ajudar o paciente a aprofundar sua compreensão sobre os próprios pensamentos.

 
 
 

Comments


bottom of page