top of page
Foto do escritorPsioq Psicologia

Empoderamento Feminino e Terapia.




Por: Daniela Ataides Oliveira - Psicóloga Clínica e Gestalt-Terapeuta – CRP:05/39128


Um dos grandes objetivos da Terapia sem dúvidas é Empoderar Mulheres. Por isso é importante começarmos esta reflexão compreendendo um pouco o significado do Empoderamento Feminino. Ele também é conhecido como o: “empoderamento das mulheres”, é o ato de conscientizar e conceder o poder e a participação mais ativa das mulheres na sociedade.


Empoderar-se é o ato de apropriar-se, dar poder a si mesma. É uma atitude diante e sobre a vida. As pessoas oprimidas ou que não tem muito valor dentro da sociedade, muitas vezes não tem a consciência do seu próprio poder. Empoderar Mulheres é dar poder a elas, de forma a exigir equidade de gênero na sociedade, que significa equilibrar os direitos das mulheres frente aos direitos dos homens e a sua manutenção de privilégios de gênero.

Quando uma mulher empodera-se, ela ajuda para que outras mulheres também empoderem-se através da representatividade e sororidade. “Empoderar-se é a capacidade de realizar por si mesmo as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer como pessoa.”(Mariana Santos)


Na Terapia através do autoconhecimento, do autocuidado, do desenvolvimento da auto-estima, da autosegurança, da capacidade de identificar seus ideais, as mulheres vão descobrindo seus desejos e sonhos. A Terapia interage o tempo todo com o Empoderamento Feminino, aqui o objetivo é dar voz a quem nem sabe que tem voz em sua própria história. Este lugar possibilita mulheres que chegam sem chão descobrirem a sua capacidade de tomada de decisões, seus talentos e habilidades profissionais e vocacionais, seu potencial para desenvolver papeis sociais com mais assertividade, determinação e coragem.


Mulheres chegam a terapia sentindo-se totalmente perdidas, desrespeitas, desvalorizadas, não amadas, com baixa auto-estima, sem condições de cuidar de si mesmas, sem saúde mental. Chegam sentindo-se impotentes, acreditando que a vida é muito difícil para elas, e muitas das vezes são mesmo, acreditando que os problemas não param de aparecer e querem as engolir, muitas cobranças: da família, do marido (ou namorado), do trabalho, dos filhos, da religião, da sociedade e delas mesmas.


Em uma sociedade em que infelizmente o machismo estrutural nos colocam na posição de cuidadora de todos, que até esquecemos o nosso próprio autocuidado. Que falam quem devemos ser, como devemos nos comportar, no que devemos trabalhar, o que precisamos fazer, quanto devemos ganhar, o que merecemos, como devem ser nossa aparência, nosso cabelo, nossa roupa e nossos corpos. Vivemos em uma prisão social.


Empoderar Mulheres é isso: ajuda-las a saírem da torre, “matarem o dragão e salvarem a si mesmas”(Lovelance). Possibilitá-las a enxergarem um jardim enquanto só há um deserto árido e frio. Encoraja-las a saírem dessa prisão que paralisa e desqualifica suas emoções, sentimentos, capacidades e potenciais. Ajuda-las a perceberem quando estão em um relacionamento tóxico e abusivo, quando criam laços de dependência emocional por não enxergarem-se, por não sentirem-se capaz de serem independentes, competentes, capazes de cuidar de si mesmas, de serem maravilhosas e heroínas da própria história.


É preciso primeiro, sermos livres de nós mesmas, de padrões que não nos agregam e que nem percebemos que seguimos, de crenças que nos limitam e nos impedem de sermos felizes. É preciso saber de verdade quem se é, para então ser capaz de voar para onde bem quiser. Para transformar-se na borboleta é necessário sair do casulo. Reconhecer seu próprio valor, no que realmente se acredita, na liberdade sobre o próprio corpo, no seu direito de ir e vir, de estar e ser quem quiser ser.


“quem soube de mimem outros tempos

já não sabe de mim agora

pois quando me quebraram

meus pedaços foram arrumando novos lugares

mais lindos e mais fortes

pra se encaixar nessa mulher que hoje escreve

com punhos firmes e nenhuma culpa

de existir como bem quer.”

Autora: Ryane Leão

Livro: Tudo Nela Brilha e Queima



Daniela Ataides Oliveira - Psicóloga Clínica e Gestalt-Terapeuta – CRP:05/39128



Fontes:

https://www.significados.com.br/empoderamento-feminino/#:~:text=Empoderamento%20feminino%20%C3%A9%20o%20ato,entre%20os%20g%C3%AAneros%2C%20por%20exemplo

https://impacthubcuritiba.com/empoderamento-feminino/

https://zenklub.com.br/blog/autoconhecimento/maneiras-de-empoderar-as-mulheres/

https://www.vittude.com/blog/empoderamento-feminino-terapia-qual-a-relacao/

https://psicologakatia.com.br/como-a-terapia-pode-ajudar-no-empoderamento-feminino/

https://psicologiaacessivel.net/2017/10/31/empoderamento-feminino-o-que-e-isso/

382 visualizações0 comentário
bottom of page